Não é novidade para ninguém que aprender novos idiomas traz uma série de vantagens, certo? Elas podem ser sociais (autoconfiança, maior capacidade de se relacionar), profissionais (aumento de salário, promoção, reconhecimento) ou pessoais (realização, desenvolvimento etc.).

Porém, além de todos estes pontos positivos que são bem conhecidos por quem fala mais de um idioma, também existem vantagens cognitivas, comprovadas cientificamente. Isso mesmo: aprender uma nova língua faz bem para seu cérebro e, consequentemente, para sua vida. Essa conclusão é resultado de inúmeras pesquisas realizadas ao redor do mundo.

No texto de hoje, apresentamos cinco motivos científicos para você aprender novos idiomas. Confira a lista abaixo e entre em contato conosco para iniciar esse processo de aprendizado hoje mesmo!

1. Você ficará mais inteligente

Quer ser uma pessoa mais criativa e melhor em matemática? A solução é simples: aprenda outras línguas. Estudos comprovaram que desenvolver habilidades de fala em mais de um idioma contribui para a geração de ideias e para o raciocínio lógico, essencial na interpretação e resolução de problemas matemáticos, por exemplo.

2. Sua memória será cada vez melhor

Por exigir a criação e a manutenção de mais conexões cerebrais do que a média, o aprendizado de idiomas afeta a memória de forma muito benéfica. A inteligência cognitiva gerada por este processo faz com que mais regiões do cérebro se conectem, o que pode favorecer a rapidez, a qualidade e a durabilidade da sua memória.

3. Você correrá menos risco de ter problemas cerebrais

Alzheimer, AVC e outros problemas cerebrais graves podem ser evitados pelo aprendizado contínuo de idiomas. Estima-se que falar várias línguas pode atrasar a ocorrência de Alzheimer em até cinco anos, além de ser um fator decisivo na rápida recuperação de pacientes que sofreram AVC. Cérebros mais inteligentes também são mais fortes!

4. Sua capacidade de tomada de decisão aumentará

Imagine ter um cérebro maior e mais potente. Isso também é possível ao adquirir novas habilidade de fala. Estudos revelaram que o hipocampo, região do cérebro responsável por aprendizado e memória, tende a ser maior em poliglotas. Esse aspecto indica maior capacidade de tomar decisões racionais e de transitar entre diferentes tarefas mentais com pouco esforço.

5. Falar vários idiomas te fará envelhecer mais lentamente

Acredite se quiser: ser uma pessoa bilíngue ou poliglota é algo tão bom que até mesmo o processo de envelhecimento é desacelerado. Isso ocorre porque o cérebro de quem fala vários idiomas possui grandes “reservas cognitivas”, que são resultado de boa utilização de conexões cerebrais ao longo da vida. Em outras palavras, seu cérebro continuará funcionando bem mesmo na velhice.

Se o tema deste texto chamou sua atenção, veja o vídeo abaixo que explica todos os pontos em mais detalhes. O conteúdo é bem objetivo e está legendado em inglês, portanto é uma boa alternativa para treinar seu nível de leitura e para fortalecer seu cérebro. 🙂